Saiba porque a mulher balzaquiana não pode ficar sem quinoa!

Não é à toa que a quinoa vem ganhando espaço na mesa dos brasileiros. Considerada um dos alimentos mais completos em nutrientes pela Academia de Ciências dos Estados Unidos e pela Organização das Nações Unidas, equiparando-se apenas ao leite materno, ela previne a osteoporose e o câncer de mama.

“O grão tem a quantidade ideal de calorias, proteínas, gorduras e carboidratos”, diz Jaime Amava Farfan, coordenador do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Alimentação da Universidade Estadual de Campinas (SP). Além de grãos, a quinoa também é encontrada em forma de flocos ou farinha.

Rica em fibras, a quinoa dá a sensação de estômago cheio, fazendo dela um auxiliar da dieta. E os fitoestrogênios, substâncias naturais que “imitam” a ação do estrogênio no organismo, ainda combatem os sintomas da TPM e da menopausa.

O grão pode ser misturado em sopas, saladas, sucos, risotos, pães, bolos e tortas. Se for consumir em forma de flocos, polvilhe no iogurte, em vitaminas e na salada de frutas. Já a farinha de quinoa pode ser usada como base para pães, pudins, mingaus e biscoitos.

Outros benefícios da quinoa para a saúde da mulher são: regular o intestino; aumentar a disposição; retardar o envelhecimento; recuperar as fibras musculares; controlar os níveis de colesterol, glicemia e triglicérides no sangue; combater a anemia, problemas urinários e doenças do fígado; além de prevenir a osteoporose, câncer de mama, doenças do coração e outras alterações decorrentes da carência de estrogênio na menopausa.

Fonte: http://mdemulher.abril.com.br/saude/reportagem/alimenta-saude/quinoa-conheca-beneficios-grao-saude-677692.shtml

Já fazem uns dois anos que sempre incluo a quinoa na minha alimentação desde em grãos (quando cozido parece um pouco arroz integral), flocos (ótimo para colocar na salada e banana amassada) e farinha (faço frango empanado e panqueca), não vivo sem depois que senti os seus benefícios no dia a dia, meu marido até fala que sou a garota quinoa, rs… Uma receitinha que faço, principalmente quando estou com pressa ou prequiça, rs… é tipo um mexidinho de quinoa, legumes, castanha do pará ou de caju e azeite trufado (pode ser o comum!), fica uma delícia, é super nutritivo e ainda dá uma sensação de saciedade por mais tempo.

A quinoa que fiz ontem!

A quinoa que fiz ontem!

RECEITA:

  • 1/3 brocólis japonês, lavado e cortado em pedaços pequenos,
  • Meia berinjela cortada em cubos pequenos,
  • Meia abobrinha cortada em cubos pequenos,
  • Meia cenoura ralada,
  • uma colher de sopa de azeite trufado ou comum,
  • uma xícara de quinoa em grãos já cozida no açafrão (cozinho com um pouquinho de açafrão para dar cor na quinoa)
  • 6 castanhas do pará ou de caju,
  • 3 dentes de alho esmagados,
  • sal e pimenta a gosto.

Em uma frigideira coloco o azeite e o alho, deixo dourar um pouco, acrescento o brócolis (deixo por uns 3 minutos refogando), adiciono a berinjela ( mais 2 minutos) e depois abobrinha e a cenoura (2 minutos), por fim coloco a quinoa, tempero com com sal e pimenta a gosto, na hora de servir jogo pedacinhos das castanhas por cima. Sucesso no sabor e na saúde!

PS: A quinoa você pode cozinhar e deixar congelada em potinhos pequenos, fica mais prático na hora que quiser fazer alguma receita! 😉

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