Por que parei com a escova progressiva?

Escova Progressiva.

Escova Progressiva.

Antes de existir a famosa escova progressiva tinha um cabelo indefinido nem liso e nem enrolado, mas tinha muito cabelo e o fio era bem grosso, vivia fazendo escova em casa ou no salão, com a chegada da técnica “milagrosa” não resisti e fui adepta por anos, mas o meu cabelo mudou também, a raiz se tornou oleosa, os fios finos, as pontas quebradiças e perdi muito cabelo, a única coisa que não mudou é que ele continua indefinido, hehehe…

No início do ano conheci o cabeleireiro Jackson Nunes do salão Studio W de Campinas pra fazer uma hidratação e quando ele viu que o meu cabelo tinha progressiva, ele me orientou a parar de fazer, pois os malefícios estavam sendo maiores que os benefícios, já que meu cabelo era fácil de escovar. Fiquei com isso na cabeça e resolvi tentar uma vida sem progressiva, não foi fácil no inicio, parecia que frequentava o AAA, rs… pensava se iria conseguir ter uma vida sem ela, mas já se passaram  meses e estou muito bem sem, pois notei que tem um monte de cabelinho novo nascendo, a oleosidade diminuiu, tenho brilho da raiz as pontas, antes tinha mais próximo a raiz devido as pontas estarem muito quebradiças (mesmo fazendo muita hidratação!), estou com mais volume no cabelo.

No inicio que fazia a escova progressiva todo mundo sabia que continha formol na fórmula, pois era o responsável pela durabilidade, maciez e brilho até que a Anvisa proibiu o seu uso, continuei a ir nos salões pra fazer a escova só que os cabeleireiros começaram a dizer que não tinha formol, mas na hora de fazer era o mesmo ritual máscara na cara, ventilador, janela aberta, toalha molhada pra colocar no nariz se começasse a arder, sala isolada dos demais clientes por causa do cheiro, e sempre ficava encasquetada se não tinha formol mesmo, ficava com medo, pois ouvi tanto que formol fazia mal a saúde, parei de usar e a minha consciência está mais leve, rs… mas estava lendo uma matéria que quando sai muita fumaça na escova é porque tem formol e quase todas possuem um pouco de formol, pois ele é o responsável pela durabilidade do tratamento ( Programa Fantástico 03/11/2013).

Mas quais são os malefícios do uso do formol??? Ele altera a estrutura molecular do fio, a essência da composição da fibra capilar. Logo, os produtos que são feitos para agir na estrutura original, a partir do momento que você altera essa estrutura não têm mais o mesmo resultado. O Formol atua como se fosse um plástico em volta do fio capilar. Ele fica brilhoso, aparentemente selado, mas, ao mesmo tempo, plastificado, não conseguindo fazer nada penetrar no fio: hidratação, água, cor. Nenhum outro tratamento terá o mesmo efeito depois que os fios foram submetidos ao alisamento com formol (pelo menos não até que eles cresçam novamente), segundo Eduardo Prazeres, gerente técnico da Schwarzkopf Professional em entrevista para revista Veja . E além de ser cancerígeno.

Depois disso tudo vou ficar longe da progressiva, dá mais trabalho, mas consciência limpa, né?! Lembrando que uma maioria vai formol, mas não todas! Quem quiser continuar usando tente se informar direitinho e fazer a escova progressiva sem formol mesmo que a durabilidade seja menor! 🙂

 

2 comentários sobre “Por que parei com a escova progressiva?

  1. Iris Terra disse:

    Meu cabelo é liso, mas sempre tive aqueles arrepiadinhos… rs Então me tornei adepta da Escova Progressiva. Meu cabelo sempre foi muito seco, e reparei que depois de começar a fazer a Progressiva, ele ficou mais oleoso… tive que passar a lavar todos os dias… senão parece que não lavo há uma semana!!! Refaço a cada três meses. Antes de começar a fazer a Progressiva, me certifiquei no salão da ausência do formol na fórmula! Afinal, o objetivo é sempre de melhorar a aparência dos cabelos… mas pra isso, o fundamental é que eles estejam saudáveis.

    Curtir

    • Iris, você fez certinho em certificar se o produto não tinha formol, pois fazer uma vez na vida, acredito que não dá tanto problema, mas eu estava fazendo periodicamente, e o salão que frequento é um dos melhores de Goiânia, mas como a escova tinha aquele cheiro forte, mesmo eles dizendo que não tinha formol na fórmula decidi parar de vez e ver se aumentava o volume deles, pois comecei a ficar com pouco cabelo. Hoje fui amarrar o cabelo pra fazer ginástica e deu para ver um monte de cabelinho nascendo, fiquei empolgada, rs… 🙂

      Curtir

Deixe um comentário

